” Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz bem é de Deus; mas quem faz mal não tem visto a Deus.” (3 João 11, RC95)

A segunda epístola de João nos proíbe receber àqueles que não trazem “a doutrina de Cristo”. Já a terceira epístola exorta os crentes a receber e ajudar aqueles que a ensinam. Velar pelo bem dos servos do Senhor é um modo de participar da obra do evangelho.

Várias pessoas nos são apresentadas nesta breve carta. Gaio, a quem a carta foi endereçada, era um amigo amado, cuja alma prosperava, que andava na verdade, agia fielmente e cujo amor era conhecido de todos. Demétrios, mencionado mais adiante, também tinha um bom testemunho. Por outro lado, na mesma igreja, havia um homem chamado Diótrefes, que gostava de ter a primazia entre eles, proferia palavras maliciosas contra o apóstolo, não recebia os irmãos e expulsava outros da igreja. João também menciona os irmãos evangelizadores que haviam saído “por causa do Nome”. O Nome que está acima de todos é o de J esus: Ele era a mensagem e a garantia da missão deles.
“Não imites o que é mau, senão o que é bom”, recomenda o apóstolo. Achamos bons e maus exemplos tanto nesta epístola quanto à nossa volta. A quem imitaremos? Sigamos, acima de tudo, ao Senhor Jesus; Ele foi o único em quem somente se achou o bem.

Pastor Edvaldo José Gonzaga de Melo
Pastor Presidente

1 comentário

  1. Cleber Ourives de Figueiredo

    Seguir a Jesus é ter bom senso, Juízo, e buscar o Bem para nossas vidas.
    Jesu é o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai, a não ser por ele.
    Porque tudo por ele, e para ele são todas as coisas. A ele a Glória, A ele a Glória, A ele a Glória louvemos , Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.